Jo%C3%A3oPedroSilva174_edited.jpg

João Pedro Silva

Artista internacional YAMAHA e D’ADARRIO WOODWINDS, João Pedro Silva apresenta-se regularmente a solo, destacando-se os concertos com a Orquestra de Câmara da GNR, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Sopros da Metropolitana, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Banda da Armada Portuguesa, Percussões da Metropolitana, Ensemble de Saxofones del Liceu (Barcelona), Banda de Música SFH, Ensemble de Palhetas duplas, entre outras.

 

Como convidado tem integrado diversas formações, destacando-se Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Big Band do Hot Clube de Portugal, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Solistas de Lisboa, tendo trabalhado com conceituados maestros como Eric Stearn, Alain Guingal, Wayne Marshall, entre outros.

 

Foi condecorado pela Câmara Municipal de Palmela com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. Obteve o reconhecimento, pelo Ministério da Cultura, pelo disco/espetáculo “Entre Paredes”, do Quarteto Artemsax. Com o mesmo quarteto recebeu o “Prémio Carlos Paredes” de melhor disco de música Portuguesa editado em 2016 (ex-áqueo com o disco do fadista Ricardo Ribeiro). Foi laureado de diversos concursos nacionais e internacionais.

 

Trabalha regularmente em colaboração artística com diversos compositores, na criação de novo repertório para saxofone. Tem estabelecido uma contínua parceria com a Antena 2 nos projetos realizados. Foi jurado convidado de 32ª edição do Prémio Jovens Músicos. Como solista editou os discos TIBI e “João Pedro Silva interpreta Jorge Salgueiro”, volumes I e II e “HOME – music for tenor saxofone by Andy Scott”, fruto de uma parceria com o compositor Britânico Andy Scott.

 

Em coautoria com Lino Guerreiro, escreveu o livro “O Saxofone Pedagógico”, o primeiro método português para a aprendizagem do saxofone, editado pela AVA Musical Editions e com prefácio de Claude Delangle, Professor do Conservatório Superior de Música e Dança de Paris.

 

É membro do Bros Quartet, Artemsax, Duo Pedro Santos e João Pedro Silva, L.U.M.E. - Lisbon Underground Music Ensemble, Duo João Pedro Silva e Pedro Vieira de Almeida, Tenor Saxophone Colletive, New Music Collective e TERRA, com os quais se tem apresentado por todo o País e Estrangeiro e editou diversos trabalhos discográficos. 

 

É Professor de Saxofone e Música de Câmara na Escola Profissional de Música da Metropolitana, e Conservatório Regional de Palmela. É convidado regularmente para ministrar masterclasses de saxofone e música de câmara e apresentar palestras relacionadas com pedagogia e performance musical.

 

É Diretor artístico do FISP Festival Internacional de Saxofone de Palmela e do Ensemble de Saxofones da Metropolitana. É membro fundador e vice-presidente da APS Associação Portuguesa do Saxofone.

 

Mestrado em Música – Performance (saxofone) e Mestrado em Ensino da Música (saxofone) pela Escola Superior de Música de Lisboa. Doutorando em música, performance, na Universidade de Évora.

 

Natural de Palmela, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela, com o Professor Silvério Camolas. Estudou na Escola Profissional de Música de Almada com Alberto Roque, na Escola de Jazz Luís Villas Boas com Pedro Moreira e na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão. Em regime de Masterclasse também estudou com Daniel Deffayet, James Houlik, Jean-Marie Londeix, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau, Vicent David, Carlos Martins, Jerry Bergonzi entre outros.